22 fevereiro 2008

Ecopista na linha do Vale do Vouga

A REFER e as autarquias por ela atravessadas vão transformar a antiga linha de caminho-de-ferro do Vale do Vouga numa ecopista. O objectivo é ligar Viseu a Sernada do Vouga.

O director do património da REFER – Rede Ferroviária Nacional, E. P., José Manuel Teixeira, reuniu-se em Oliveira de Frades com autarcas dos concelhos atravessados pela antiga linha ferroviária do Vale do Vouga. Em cima da mesa, esteve o projecto de criação de uma ecopista, que aproveite o corredor por onde passava o caminho-de-ferro. Para a Rede Ferroviária Nacional, a adaptação dos corredores ferroviárias em ecopistas “é hoje ponto assente, à semelhança do que é feito em países como os Estados Unidos, França, Inglaterra e Espanha, criando-se rotas de passeio não motorizado, de lazer, de desporto e de contacto com a natureza”.


Depois de numa primeira fase, a REFER ter avançado com um estudo paisagístico, são agora chamadas as autarquias para a elaboração de um estudo de execução. Para José Manuel Teixeira, este projectos têm interesse para as populações locais e não só, pois sabe-se que “há no turismo nacional e estrangeiro, um grande mercado com apetência para desfrutar deste tipo de estruturas, e simultaneamente tomar contacto com as realidades locais desde a gastronomia, património e paisagem”.


Neste encontro, começou a ser definida uma estrutura “que permita encontrar as melhores formas no sentido de elaborar o projecto, que depois vai ser candidato ao QREN – Quadro de Referencia Estratégico Nacional, de modo a dispor-se de alavanca financeira que permita a sua concretização”, referiu José Manuel Teixeira. As ecopistas vão ser consideradas “percursos dentro do domínio público ferroviário”, já que o canal onde passava a linha de caminho-de-ferro continua a ser propriedade da REFER. A conservação, exploração e promoção dos percursos será entregue a uma entidade a ser criada pelas câmaras municipais.


Os representantes das sete autarquias, Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, saíram do encontro confiantes no avanço do projecto. Segundo Luís Vasconcelos, presidente da câmara de Oliveira de Frades, “ficou já decido avançar com o projecto”.


A responsabilidade da respectiva concretização e posterior candidatura ao QREN ficou entregue às associações de municípios Dão/Lafões e Baixo Vouga. O objectivo referiu o autarca, “é termos, num futuro próximo, uma ecopista desde Viseu a Sernada do Vouga”.


A REFER e as câmaras de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão estão também avançar com um projecto idêntico para o ramal do Dão. No concelho de Viseu, parte do antigo corredor da linha de caminho-de-ferro já foi transformada numa ecopista.


Com a devida vénia, do diário "As Beiras"

Sem comentários: