23 setembro 2009

Praias do distrito de Aveiro a desaparecer

Comitiva do PND esteve em Ovar
Praias do distrito de Aveiro a desaparecer

Uma comitiva do PND (NOVA DEMOCRACIA) na qual se incluíam o cabeça-de-lista às Legislativas por Aveiro, Edgar Jorge, o investigador científico João Bessa (Ovar), a advogada Águeda Faustino (Espinho) e o enfermeiro Francisco Santiago (Albergaria-a-Velha), todos candidatos, dedicaram esta terça-feira, dia 22 de Setembro, à zona costeira de Ovar.

A erosão da costa portuguesa é mais acentuada entre Espinho e a Torreira (Murtosa), onde o mar chega a conquistar 5 metros anuais, explicou João Bessa, doutorado em Geografia e membro da lista do PND por Aveiro durante a visita às praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro.

Os candidatos da NOVA DEMOCRACIA ouviram a população queixar-se das praias estarem a desaparecer. A explicação parece estar nas barragens (diminuição da quantidade de sedimentos fornecidos ao litoral) e molhes do Douro e o problema só poderá ser resolvido com a construção de paredões que minimizem o impacto das correntes marítimas.

Alguns projectos turísticos têm sido chumbados pelo Ministério do Ambiente, entre os quais um complexo em Carregosa, junto à praia do Furadouro (Ovar), com o argumento que a zona será afectada pela erosão costeira “num prazo de 137 anos!”.

O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional pretende a “reabilitação dos esporões e das defesas aderentes de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro” entre 2007 e 2013. A obra ficará em cerca de 6,2 milhões de euros. “No nosso entender está a perder-se demasiado tempo numa obra que até é comparticipada em 70% por fundos comunitários”, refere Edgar Jorge lamentando os atrasos que afastam as pessoas desta região e levam-nas a procurar outras praias.

Ovar promove vida saudável
A Comitiva do PND ficou agradavelmente surpreendida pela grande quantidade de pessoas que praticam caminhadas e passeios de bicicleta à noite, entre Ovar e o Furadouro, numa distância de cerca de 5 quilómetros. “A pista ciclável e para caminhadas executada pela autarquia vareira ao longo de uma avenida plana mostrou-se um bom investimento”, refere Edgar Jorge, “já que são centenas de pessoas, para não dizer milhares, que diariamente apostam num modo de vida saudável utilizando aquela infra-estrutura que nem deverá ter custado muito aos cofres da autarquia e isto deverá servir de exemplo para mais autarquias”.

Sem comentários: