09 junho 2009

Sever do Vouga: Cultura e gastronomia em Cedrim

Até domingo, Cedrim mostra o que de melhor se faz na freguesia nas áreas da cultura, artesanato e gastronomia.

A partir de hoje, e até domingo, vai decorrer, nas Eiras, situada nas proximidades do centro da freguesia de Cedrim, a II edição da Mostra de Cultura, Gastronomia e Artesanato, que inclui variadas e atraentes iniciativas. Organizada pelos membros da Assembleia de Freguesia local, o seu principal objectivo é a promoção e divulgação da cultura popular das gentes daquela freguesia e da região, nomeadamente dos seus usos, costumes e tradições.

O evento inclui uma feira de artesanato e de produtos locais, bem como a gastronomia tradicional da região, onde marcarão importante presença a vitela assada à moda de Sever do Vouga (com arroz e batatas também assadas no forno), rojões e cozido à portuguesa, sabores e odores que podem ser apreciados nos restaurantes aderentes, todos na freguesia de Cedrim: restaurante-churrasqueira Pérola do Vouga, café Bastos e Cortiço de Cedrim.
Não foram descuradas as vertentes desportiva e lúdica, respectivamente com a realização de um jogo de futebol entre as duas colectividades da freguesia (Águias de Carrazedo e Jovouga), pelas 15 horas de quinta-feira, e com um variado programa lúdico-cultural nos seis dias da Mostra, o qual compreende, entre o mais: Amanhã à tarde, apresentação do grupo típico “Baile na Eira”, de Cedrim, e da Escola de Música da banda filarmónica de Pessegueiro do Vouga, e à noite, da Tuna Feminina As Fans da Universidade de Coimbra e do grupo musical “Kapital”, de Cedrim; na quinta-feira à noite, actuará a banda “Erre”, de Águeda; sexta-feira a tarde será ocasião para actividades com as crianças do jardim infantil e escola do 1.º ciclo de Cedrim, nomeadamente acompanhando a preparação manual tradicional da broa de milho (ciclo do pão) e divertindo-se com insufláveis. A noite de sexta-feira será abrilhantada com música pop-rock, enquanto no sábad, a tarde será preenchida com a 2.ª edição dos jogos tradicionais e, à noite, actuará o cabeça de cartaz musical de todo este interessante evento que é a II Mostra de Cultura de Cedrim, o artista Luis de Portugal (ex- Jáfumega) e a sua banda. A tarde do último dia, domingo, será dedicada ao folclore, com os cantares, danças e trajes dos agrupamentos folclóricos Infantil da Casa do Povo de Campo de Besteiros (Tondela) e Danças e Cantares do Fial (Albergaria-a-Velha). À noite actua a Orquestra juvenil da Banda Musical de Fajões (Oliveira de Azeméis).

O palco de todas estas diversificadas actividades será um espaço único no concelho de Sever do Vouga (e não só), constituído por um conjunto comunitário de doze espigueiros (ou “canastros”), eiras de grandes lajes de granito e palheiros, conjunto que, só pelo seu tipicismo, justifica uma visita a Cedrim.

António H. Tavares

Com a devida vénia do Diário de Aveiro (09/06/2009)

Sem comentários: