21 maio 2009

Quem vencerá as Autárquicas 2009 em Sever do Vouga?

Estará no ar a partir de hoje, e até às 23:59 do dia 30 de Setembro, uma sondagem sobre quem os utilizadores do "Verde Vouga" prevêm que ganhe as Eleições Autárquicas 2009, em Sever do Vouga.

A pré-campanha há muito começou nos bastidores políticos, mas apenas um candidato se assumiu à Câmara. Arrisco colocar alguns nomes, pois tudo indica sejam estes os candidatos.

Na ala socialista nada faz prever que Manuel Soares não aproveite o último mandato a que se poderá candidatar e é dado como certo entre o meio político severense. Exercendo a função de Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga desde Janeiro de 1990, é o candidato melhor colocado no arranque eleitoral.

Entre os sociais-democratas as dúvidas devem dissipar-se dentro de dias, uma vez que Manuela Ferreira Leite obrigou as concelhias laranjas a apressarem-se na apresentação de candidatos. Nada se sabe quanto ao cabeça-de-lista, mas o Blog "Verde Vouga" deu a vitória a Acácio Barbosa (ex-Presidente da Junta de Freguesia de Rocas do Vouga) na sondagem que fez aos seus utilizadores. Resta contudo saber se haverá coligação com o CDS-PP, ou se o PSD avançará sozinho às Autárquicas severenses.

João Almeida (Independente) repete a sua candidatura à Câmara Municipal de Sever do Vouga. Há quatro anos concorreu pelo PSD mas, entretanto, uma derrota eleitoral para a liderança concelhia da estrutura laranja provocou uma cisão no partido. João Almeida foi mesmo o primeiro a avançar com a sua candidatura que não contará com o apoio de qualquer estrutura partidária.

O CDS-PP já teve a liderança da Câmara Municipal de Sever do Vouga e foi durante muito tempo uma força partidária de relevo no concelho. Actualmente resume-se a um deputado na Assembleia Municipal. A estratégia de há quatro anos, quando lançou nomes oriundos de fora de Sever do Vouga não deverá repetir-se. A solução que parece mais segura para este partido é uma coligação de direita com o PSD, apesar das divergências profundas do passado. Entre os partidos parlamentares parece ser o mais atrasado na corrida autárquica em Sever do Vouga.

A CDU já tem candidato à Câmara Municipal. António Bastos, de Cedrim, tem figurado nas listas desta força partidária nos anos anteriores, surgindo agora como cabeça-de-lista. Embora nunca tivesse representação no órgão executivo do município, a CDU já esteve na Assembleia Municipal. Um cenário que os comunistas tentarão repetir nestas eleições.

Desconhece-se, para já, se existirão mais candidatos partidários ou independentes. As eleições são dentro de quatro meses.

6 comentários:

Anónimo disse...

A mudança paira no ar. Todos perceberam que foi um erro ter apostado no mesmo Presidente. Está cansado! Afinal verificou-se que nada mudou nestes 4 anos que passaram. Foi tempo perdido.
E agora já todos percebem que se o actual Presidente voltasse a ganhar seriam mais 4 anos perdidos, já que como se sabe não poderia concorrer mais e, por isso, andaria mais 4 anos a "gozar" o estatuto de Presidente.
Não vai ser nos próximos 4 anos que o actual Presidente vai fazer o que não fez em 20 anos!

Anónimo disse...

não é por nada, mas parece que quem escreveu o último comentario neste artigo já em tempos fez parte da equipa so presidente da camara, mas como o presidente não lhe deu o que ele queria, ele agora diz mal dele.
Não pode ser assim amigo Z...., não se cospe no prato que ajudou a fazer e que dele comeu

Anónimo disse...

Consultei os resultados das últimas 4 eleições autárquicas e, parece-me que, o PS fez uma das suas habilidades e roubou quase todos os votos ao CDS.
O actual presidente (do PS) deve ter "esfaqueado" alguem pelas costas, porque o CDS deixou de ter expressão em Sever do Vouga.
Não acredito que os Severenses continuem a deixar-se enganar por mais tempo, uma vez que o actual presidente perdeu muitos votos nas últimas eleições.

FORÇA A TODOS OS OUTROS CANDIDATOS DE TODOS O TEMPO É DE MUDANÇA!

Anónimo disse...

O actual presidente do P.S. não esfaqueou pelas costas ninguém do C.D.S.. A impreparação cívica e política de algumas pessoas ou candidatos é que abre as suas próprias "covas". É o que vai repetir-se nestas eleições autárquicas de 2009. Não se iludam com esta "campanha espectáculo", porque senão irão ser enganados.

Anónimo disse...

Sever do Vouga é um verdadeiro País das Maravilhas, mas uma questão fica no ar... Haverá algum candidato verdadeiramente capaz de tomar as rédeas deste concelho e levar Sever ao mais altos voos? Inclino-me a pensar que não. É nos jovens com novas ideias que temos de apostar. Não naqueles que estão já "contaminados" e ensurdecidos pelo estrépito causado pelas velhas ideias... Espero muito em breve poder apresentar uma VERDADEIRA alternativa.

Anónimo disse...

ainda bem que tudo se mantem