O desemprego baixou 2,03% em Sever do Vouga entre Julho de 2006 e o mesmo mês de 2007. Mesmo assim este município foi o que registou menor decréscimo entre os cinco que fazem parte do Centro de Emprego de Águeda.
Águeda registou o maior decréscimo no desemprego do último ano (-22,22%). Albergaria-a-Velha também baixou no desemprego (-18,75% nos últimos doze meses), assim como Anadia (-8,30%) e Oliveira do Bairro (-7,53%).
Os cinco municípios que fazem parte do Centro de Emprego de Águeda registaram um decréscimo no desemprego de 15,61% no último ano. José Rabaça, director do Centro de Emprego de Águeda, disse ao jornal Soberania do Povo que “tem-se registado um aumento das ofertas porque o mercado está à procura de mais pessoas”, sublinhando que os desempregados estão a encontrar pelos seus próprios meios os locais de emprego.
As ofertas de emprego não são, contudo, abrangentes a todos os sectores e “sobretudo na área administrativa, continua a ser difícil a colocação dos desempregados”, disse o responsável pelo Centro de Emprego de Águeda.
Por sexos, continuam a ser as mulheres as mais afectadas, assim como os indivíduos com baixas qualificações escolares. As mulheres representavam 66,55% do total de desempregados em Julho de 2006, enquanto no mesmo mês de 2007 eram 68,78%. Todavia, foram registadas menos 397 desempregadas neste período.
Os inscritos há menos de um ano foram aqueles que tiveram o maior decréscimo (-22,17%), enquanto os desempregados de longa duração apenas baixaram 4,55%. Os desempregados com idades mais elevadas foram os que registaram os maiores decréscimos do último ano. A faixa etária entre os 35 e os 54 anos baixou significativamente (-18,79%), logo seguida dos desempregados com mais de 55 anos (-14,54%).
Sem comentários:
Enviar um comentário