11 dezembro 2007

Família desalojada em Talhadas

Uma família de três pessoas ficou no domingo, dia 9 de Dezembro, desalojada, na sequência de um incêndio que destruiu completamente uma habitação em Talhadas, no concelho de Sever do Vouga. A proprietária da casa, uma viúva de 88 anos, estava a fazer chá na cozinha, quando se apercebeu das chamas que já irrompiam violentamente pela sala, em direcção aos outros compartimentos.

Na altura do incêndio, cerca das 17h00, a filha de 60 anos “estava lá fora” e, quando se apercebeu, só teve tempo de chamar a mãe e “fugir daquele inferno”, como descreveu uma das vítimas. Quando os seis bombeiros da corporação de Sever do Vouga, apoiados por duas viaturas, chegaram ao local, já nada puderam fazer, a não ser evitar que as chamas alastrassem às casas vizinhas. Segundo a octogenária, na origem deste incêndio poderá ter estado uma vela que supõe ter deixado acesa.No local, o vereador responsável pela Protecção Civil, Raul Duarte, garantiu o apoio à família, que irá ficar alojada temporariamente na “casa dos correios”, propriedade da Junta de Freguesia. A prioridade da autarquia foi, além do alojamento, arranjar roupas e alimentos para a família – que inclui ainda um homem com 57 anos, filho da proprietária –, contando para isso com a solidariedade dos vizinhos. “Esta é uma família que vai precisar de apoio, e nós, Câmara Municipal, estamos cá para ajudar”, garantiu o vereador.

Com a devida vénia, Francisco Manuel do "Correio da Manhã"

08 dezembro 2007

Luís Filipe Menezes venceu em Sever do Vouga

Luís Filipe Menezes foi o vencedor em Sever do Vouga das eleições para a liderança nacional do PSD, que decorreram na sexta-feira, dia 28 de Setembro.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia obteve 43 votos, contra 23 de Marques Mendes, anterior líder dos sociais-democratas. Em concelhos vizinhos o novo presidente do PSD também venceu. Em Águeda, Menezes conseguiu 86 votos, contra 42 de Marques Mendes, e em Albergaria-a-Velha obteve 54, contra 45 de Marques Mendes.


No país, quando faltavam apurar os resultados das secções de Aguiar da Beira, Figueira da Foz, Mondim de Basto, Secção A/Lisboa (AM), Torre de Moncorvo e 16 secções espalhadas pelo mundo (entre elas Maringá, no Brasil), Luís Filipe Menezes obteve 20.701 votos, contra 16.334 de Marques Mendes.


Notícia publicada neste Blog em 30/09/2007

07 dezembro 2007

Sever do Vouga perdeu 1,65% dos eleitores nos últimos 7 anos

O concelho de Sever do Vouga perdeu 1,65% dos eleitores entre 31 de Dezembro de 1999 e 31 de Dezembro de 2006. De 11.544 eleitores registados em 1999, Sever do Vouga contabilizou 11.354 em 2006.

A freguesia mais penalizada é Couto de Esteves que baixou 4,62%. Dos 1040 eleitores registados em finais de 1999, esta freguesia, que (des)espera pela barragem no rio Vouga, baixou para 992 e corre o risco de perder dois elementos (de 9 para 7) da Assembleia de Freguesia nas próximas Autárquicas (em 2009) se continuar abaixo dos mil eleitores.

Silva Escura (-3,24%) e Paradela (-3,23%) também registam perdas elevadas de eleitores nos últimos sete anos.

As únicas freguesias do concelho de Sever do Vouga que registam aumentos são Talhadas (+1,60%) e Dornelas (+0,64%).

A freguesia de Sever do Vouga regista, neste período, uma quebra ligeira (-0,25%). Cedrim (-1,00%), Rocas do Vouga (-1,62%) e Pessegueiro do Vouga (-2,81%) também registaram decréscimos no número de eleitores.

04 dezembro 2007

Autarca de Talhadas disputa liderança do PSD severense

António Ferreira vai ser candidato a líder do PSD de Sever do Vouga, defrontando, nas eleições marcadas para 15 de Dezembro, a actual equipa concelhia liderada por José Braga.

As "favas contadas", como prenunciava Paulo Martins no seu Blog "Sever Política", parecem ter sido invertidas após o anúncio do presidente da Junta de Freguesia de Talhadas e Verde Vouga sabe que existem fortes movimentações na "contagem de espingardas".

Na equipa de António Ferreira estão nomes como Acácio Barbosa (ex-presidente da Junta de Freguesia de Rocas do Vouga) e Élio Figueiredo, um nome que chegou a ser apontado como o rosto da oposição interna do PSD severense.

O ex-vereador Alberto Gonçalves também se apresentará a votos contra a equipa de José Braga, João Almeida (candidato em 2005 à Câmara Municipal de Sever do Vouga) e Rui Rocha (presidente da Junta de Freguesia de Paradela).

Empresas severenses deram lucros de 6,5 milhões em 2006

As empresas do concelho de Sever do Vouga deram um lucro tributável de 6,5 milhões de euros em 2006, segundo revelou fonte da DGCI (Direcção-Geral de Contribuição de Impostos).

No entanto, no distrito de Aveiro, Sever do Vouga ficou apenas à frente de Castelo de Paiva (5,6 milhões de euros) e Murtosa (2,6) e atrás de Arouca (8,2) e Vagos (12,1).

Os dados divulgados apenas entram em linha de conta com empresas com volume de negócios acima dos 150 mil euros. Nestas condições estão 163 empresas severenses.

Aveiro foi o concelho deste distrito mais lucrativo, com as empresas a registarem 182,6 milhões de euros de lucros, seguido de Santa Maria da Feira (105,3), Oliveira de Azeméis (84,7), Ovar (82,9) e Águeda (72,8).

02 dezembro 2007

Europa atribuiu 1º. Prémio a Sever do Vouga

O 1º. Prémio na categoria "Iniciativa Empresarial Responsável", dos "European Enterprise Awards”, promovido pela Comissão Europeia e dinamizado a nível nacional pelo IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Medias Empresas e à Inovação, veio para Sever do Vouga.

O Município de Sever do Vouga e a Solidários receberam o 1.º Prémio na categoria “Iniciativa Empresarial Responsável” dos “Prémios de Iniciativa Empresarial", com o projecto “JeitoBioRual”.

O prémio foi entregue no passado dia 12 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, Lisboa, pela mão do Presidente do IAPMEI, Jaime Andrez, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho.

A candidatura foi apresentada no mês de Junho, elaborada pela AGIM, sob a orientação de Sofia Freitas, e a Solidários (Couto de Esteves), liderada por José Braz, tendo por base o projecto “JeitoBioRural”, criado em 2004, e visa a certificação de competências escolares e profissionais em grupos de mulheres, trabalhando a sua auto-estima e criando condições para iniciativas empresarias, designadamente de agricultura biológica.

Os destinatários deste projecto são mulheres desfavorecidas dos concelhos de Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vale de Cambra. VERDE VOUGA sabe que uma das agricultoras envolvidas, de Sever do Vouga, tem já 3 hectares afectos à agricultura biológica e toda a produção tem garantido o escoamento para uma cooperativa do Porto.